NOTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO
Na qualidade de representantes da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de ONGs na Luta Contra a Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro, instância de mobilização, articulação e representação política das Instituições da Sociedade Civil Organizada neste Estado, direta ou indiretamente envolvidas no enfrentamento da tuberculose; é que vimos manifestar nosso repúdio e indignação frente às precárias condições atendimento aos usuários do Abrigo Rio Acolhedor, no bairro de Paciência, zona oeste do Rio de Janeiro, destinado ao acolhimento da população de rua, conforme denuncias do Ministério Público do Rio de Janeiro; veiculadas pela imprensa na data de hoje (ver link abaixo) e exigir, das autoridades competentes e dos gestores responsáveis, uma imediata solução para essa situação inaceitável e providências imediatas para que casos similares não voltem a se repetir.
Segundo a denúncia em pauta, além da mais absoluta falta de higiene e condições mínimas de segurança e respeito à dignidade dos abrigados; a superlotação do espaço e a total falta de controle sanitário, expõem e potencializam uma série de agravos à saúde dessas pessoas, assim como dos funcionários do Abrigo, representando um flagrante exemplo de violação aos Direitos Humanos.
Segundo o vídeo divulgado pelo Ministério Público, “...Há também denúncias sobre falhas na triagem de moradores de rua com tuberculose. Atualmente, a direção do abrigo não sabe informar quantos abrigados têm a doença. Segundo o Ministério Público, pessoas com tuberculose dividiam espaços e leitos com pessoas que não teriam a doença detectada...”.
Roberto Pereira
Secretaria Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Secretaria Executiva do Fórum
(AMAMÚ - CEDUS – FUSÃO - GPV/NIT – REDE DE COMUNIDADES SAUDÁVEIS)
forumongstbrj@yahoo.com.br
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/moradores-denunciam-agressoes-e-maus-tratos-em-abrigo-na-zona-oeste-do-rio-22102014
Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2014
Comentários
Postar um comentário