Amnesty International condena a repressão dos protestos iranianos
Amnesty International condena a repressão dos protestos iranianos
A Amnesty International condenou a atuação das autoridades iranianas ao dissolver uma manifestação aparentemente pacífica em Teerã em apoio aos protestos no Egito e na Tunísia. Segundo as informações, também houve manifestações em cidades por todo o Irã, como Esfahan, Shiraz e Kermanshah.
As autoridades puseram dois líderes da oposição, Mir Houssein Mousavi e Mehdi Karroubi, em prisão domiciliar antes dos protestos de segunda-feira.
“O povo iraniano tem o direito de reunir-se para expressar pacificamente seu apoio às populações do Egito e da Tunísia. Ainda que as autoridades tenham a obrigação de manter a ordem pública, isso não pode servir de desculpa para proibir e dissolver manifestações de pessoas de decidiram exercer esse direito”, afirmou Hassiba Hadj Sahrauoui, diretora-adjunta do Programa da Amnesty International para o Oriente Médio e Norte da África.
“Esta campanha repressiva é a mais recente de uma série de medidas adotadas pelas autoridades para bloquear o trabalho de ativistas e sufocar a dissidência.”
A manifestação ocorreu em meio a uma campanha de detenções preventivas de políticos e outros ativistas, realizada nos últimos dias.
/FIM
Amnesty International
Comentários
Postar um comentário