segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Padre Alejandro Solalinde precisa do seu apoio para viver

ESCREVA PELOS DIREITOS HUMANOS: PADRE ALEJANDRO SOLALINDE – MÉXICO
2010 - father alejandro.jpg
Coordenador da Pastoral de Mobilidade Humana no Pacífico Sul do Episcopado Mexico, está correndo risco de vida por se dedicar a fornecer um lugar seguro aos imigrantes, longe das gangues criminais e funcionários públicos locais que exploram e abusam deles.
                                
O Padre Alejandro Solalinde Guerra é um sacerdote católico que tem dedicado sua vida a fornecer um lugar seguro aos imigrantes, longe das gangues criminais e funcionários públicos locais que exploram e abusam deles. Por causa do seu trabalho, ele tem sido continuamente ameaçado e intimidado por essas mesmas gangues e funcionários públicos. Sua vida está em risco.

O Padre Alejandro Solalinde é o coordenador da Pastoral de Mobilidade Humana no Pacífico Sul do Episcopado Mexicano (Pastoral de Movilidad Humana Pacífico Sur del Episcopado Mexicano) e diretor do refúgio de imigrantes que foi construído para providenciar assistência humanitária aos imigrantes feridos ou necessitados de ajuda. Essa solidariedade aos imigrantes levou ao ataque e perseguição por parte de membros xenofóbos de comunidades locais, freqüentemente encorajados por gangues de criminosos e funcionários públicos locais. O Padre Solalinde tem sido ameaçado e intimidado freqüentemente e as autoridades têm feito pouco para protegê-lo ou para investigar as ameaças contra ele.

Em 24 de junho de 2008, um grupo de 50 moradores de Ixtepec, cidade onde o Padre Solalinde trabalha, invadiu o refúgio dos imigrantes. O grupo liderado por funcionários municipais, incluindo o prefeito e 14 policiais municipais, ameaçou incendiar o prédio se eles não fechassem o refúgio dentro de 48 horas. As autoridades não investigaram a invasão nem as ameaças dos funcionários municipais e, apesar dos residentes não terem executado as ameaças, o incidente aumentou os temores pela segurança do Padre Solalinde e dos imigrantes no refúgio.

Desde 2008, o Padre Solalinde enfrenta intimidação. A mídia local relata freqüentemente falsas histórias acusando o refúgio de dar pouso a imigrantes suspeitos de cometerem crimes.

Por favor, escreva ao Ministro do Interior do México instando-o a providenciar proteção efetiva ao Padre Solalinde e à sua equipe, de acordo com suas vontades, dando-lhes condições para conduzir os trabalhos em prol dos direitos humanos sem medo de represálias.


Envie apelos para:

Ministério do Interior:
Lic. José Francisco Blake Mora
Secretaría de Gobernación
Bucareli 99, 1er. piso, Col. Juárez
Delegación Cuauhtémoc
México D.F., C.P. 06600
México

Com cópias para:
  
Embaixada do México:
S.E. Sr. Alejandro de la Peña Navarrete
Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário
SES Avenida das Nações quadra 805 lote 18
CEP: 70.412-900 – Brasília / DF
Fax:               (61) 3204-5201 / 5202
E-mail:           embamexbra@cabonet.com.br







    
EXEMPLO DE CARTA:

  
Exma. Sra. Secretária


Escrevo para expressar minha profunda preocupação com a segurança deAlejandro Solalinde Guerra, Padre da Igreja Católica, que por causa desse trabalho em defesa dos direitos dos imigrantes, tem sofrido perseguições, recebido ameaças e sendo intimidado constantemente por quadrilhas criminosas e policiais.
  
O sacerdote é coordenador da Pastoral de Mobilidade Humana da Região Sul-Pacífico (Pastoral de Movilidad Humana Pacífico Sur del Episcopado Mexicano), no  sudoeste do México, e diretor de um abrigo para imigrantes que presta assistência humanitária e fornece ajuda a imigrantes necessitados.
  
Rogo-lhe que na qualidade de Ministro do Interior, o senhor garanta a segurança do Padre Solalinde e da sua equipe de trabalhadores, para que eles possam exercer o seu trabalho sem medo de represálias. Peço que conduza uma investigação rápida, completa e imparcial sobre as ameaças sofridas pelo Padre Alejandro Guerra.
  
Por fim, exorto-o a providenciar uma investigação quanto aos ataques sofridos por protetores de imigrantes em situação de risco, com presteza e eficácia, contando com a orientação de defensores dos direitos humanos na México.


Agradeço a atenção dispensada a este assunto urgente.


Atenciosamente,

   
[insira seu nome completo e país]


Cc: Embaixada do México


           
·         Rede de Ações Urgentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...