segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ESCREVA PELOS DIREITOS HUMANOS: KHADY BASSÈNE – SENEGAL

ESESCREVA  PELOS DIREITOS HUMANOS: KHADY BASSÈNE – SENEGAL

vamos mostrar para o mundo que a luta de  kHADY BASSÉNE não é  somente da áfrica como  é nossa tambem.








Khady Bassène é uma mulher de 62 anos, do Senegal. Seu marido Jean Diandy foi preso por soldados em 1999 e não se sabe dele desde então. Ela luta para saber o que aconteceu com ele, e ainda aguarda uma reparação financeira pelo seu desaparecimento.
                            
Jean Diandy foi preso por soldados em 4 de agosto de 1999 na região de Casamance, Senegal, suspeito de pertencer a um grupo armado que exige a independência da região.
  
Khady Bassène procurou pelo marido, mas não foi dada qualquer informação sobre onde ele estava. Em 31 de agosto de 1999, ela entrou com uma queixa sobre a sua prisão e detenção ilegais. O sistema de justiça senegalesa deu início a um inquérito e o juiz regional ouviu uma declaração da principal testemunha da prisão. No entanto, o caso foi rejeitado pelo tribunal em 7 de agosto de 2000. Khady Bassène não foi informada dessa decisão, portanto não pôde apelar.
  
Em 2005, Khady Bassène recebeu um atestado de óbito relativo ao marido, datado de março de 1999, quatro meses antes de seu desaparecimento.
  
Khady Bassène está agora com a saúde debilitada e fraca demais para trabalhar. Ela mora sem pagar aluguel na casa de um parente distante, mas eles disseram que ela não pode ficar lá por muito mais tempo. Ela tem mais para onde ir. Ela quer receber reparação financeira pelo desaparecimento do marido para que ela possa ser economicamente independente.
  
Por favor, escreva para o Ministro da Justiça, pedindo a reabertura da investigação sobre a morte de Jean Diandy e que os suspeitos sejam levados à justiça, em conformidade com os padrões internacionais de um julgamento justo. Pressione para que Khady Bassène seja autorizada a procurar reparação pelo desaparecimento forçado de seu marido, incluindo compensação financeira.
  
Envie apelos para:
  
Ministro da Justiça:
Son Excellence Monsieur Cheikh Tidjane Sy
Ministère de la Justice
Building administratif BP 4030
Dakar
Senegal
Fax: +221 33 823 27 27
  
Com cópia para:
  
Embaixada do Senegal:
Sr. El Hadj Abdoul Aziz Ndiaye    
Embaixador extraordinário e Plenipotenciário
SEN Avenida das Nações lote 18
CEP: 70.800-400 – Brasília / DF
Fax:               (61) 3322-7822
E-mail:           senebrasilia@senebrasilia.org.br

   
EXEMPLO DE CARTA:
  

Caro Sr Ministro
  
Escrevo para despertar a sua sensibilidade quanto à situação de Khady Bassène, uma senhora de 62 anos cujo marido, Jean Diandy, foi preso em 1999 e nunca mais visto. Ela luta para saber o que aconteceu de fato com o companheiro, e aguarda compensação financeira pelo seu desaparecimento, uma vez que ela não mais tem saúde para trabalhar.
  
Jean Diandy foi preso por soldados em 4 de agosto de 1999 na região de Casamance, no Senegal. Khady Bassène entrou na justiça para exigir uma investigação sobre o caso, mas o processo não foi adiante. Somente em 2005 ela recebeu um atestado de óbito do marido, datado de março de 1999, quatro meses após o seu desaparecimento.
  
Frente a esses fatos, apelo para que seja reaberta a investigação sobre a morte de Jean Diandy e para que os perpetradores sejam levados à justiça de acordo com padrões internacionais de julgamento imparcial. Também peço que seja dada a Khady Bassène a reparação que ela merece pelo desaparecimento forçado de seu marido, na forma da compensação financeira que ela precisa.

  
Agradeço a atenção dispensada a este assunto urgente.

  
Atenciosamente,


     
[insira seu nome completo e país]

   
Cc: Embaixada do Senegal
   
                            
                                 
·         Rede de Ações Urgentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...