ESCREVA PELOS DIREITOS HUMANOS: ZELIMKHAN MURDALOV – FEDERAÇÃO RUSSA

ESCREVA PELOS DIREITOS HUMANOS: ZELIMKHAN MURDALOV – FEDERAÇÃO RUSSA
2010 - rússia.jpg



Zelimkhan Murdalov, um estudante de 26 anos, não é visto desde 2001, quando foi detido na Chechênia, Federação Russa. Sua família fez incansáveis tentativas de encontrá-lo e foi assediada e intimidada por causa disso. Sua mãe e irmã deixaram o país para se protegerem.
                          



Zelimkhan Murdalov foi detido em 2 de janeiro de 2001 no distrito de Oktiabrskii, na capital da Chechênia, Grózni, sob suspeita de possuir drogas ilegais. Familiares foram ao posto policial várias vezes, mas foram impedidos de entrar. Em 5 de janeiro, um funcionário da polícia disse que ele tinha sido liberado naquela manhã.
  
Em 29 de março de 2005, a Corte do Distrito de Oktiabrskii soube que o Tenente Sergei Lapin esmurrou, chutou e bateu em Zelimkhan Murdalov com um bastão de borracha por várias horas no distrito policial de Oktiabrskii. Zelimkhan Murdalov também recebeu eletrochoques. Testemunhas disseram à corte que ele mal podia ficar de pé e que perdeu a consciência várias vezes. Seu braço foi quebrado, sua orelha foi rasgada, ele estava ferido e sofreu danos cerebrais com risco de vida. A corte também descobriu que os policiais o levaram num carro no dia seguinte.
  
Sergei Lapin cumpre sentença de prisão de dez anos e meio por seu envolvimento na tortura de Zelimkhan Murdalov. Entretanto, ninguém foi considerado culpado pelo seu desaparecimento forçado. Um comandante e um oficial de escalão inferior, também identificados como envolvidos na tortura e desaparecimento forçado de Zelimkhan Murdalov, foram colocados na lista federal de pessoas procuradas em fevereiro de 2006. Até agora eles não foram localizados.
  
Por favor, escreva pedindo às autoridades que descubram o que aconteceu com Zelimkhan Murdalov e que mantenham a sua família informada sobre o progresso das investigações. Inste-os a tomar todas as medidas necessárias para descobrir a localização dos dois oficiais identificados como envolvidos na tortura e desaparecimento de Zelimkhan Murdalov e levá-los à justiça.
  
Envie apelos para:

President of the Russian Federation
Dmitry Anatolievich Medvedev
ul. Ilyinka, 23
103132 Moscow
Russian Federation
Fax                 +7 495 910 2134
Tratamento: Dear President Medvedev / Excelentíssimo Sr. Presidente Medvedev
  
Com cópia para:

Embaixada da Federação da Rússia:
SE Sr. Sergey Pogóssovitch Akopov 
Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário
SES Avenida das Nações quadra 801 lote A
CEP: 70.476-900 - Brasília / DF
Fax:               (61) 3226-7319
E-mail:           emb@embrus.brte.com.br

   
EXEMPLO DE CARTA:

  
Sua Excelência Presidente Medvedev
  
Escrevo para expressar minha profunda preocupação com Zelimkhan Murdalov, estudante que foi visto pela última vez 2001, quando foi detido na Chechênia, Federação Russa, por suspeita de porte de entorpecentes. A família do jovem já tentou todas as formas de contato e tem sofrido intimidações e perseguições por causa da insistência, ao ponto da mãe e da irmã do estudante precisarem deixar o país.
  
O histórico do caso mostra que no dia 29 de março de 2005, o Tribunal Distrital de Oktiabrskii estabeleceu que Murdalov foi torturado e espancado até perder a consciência pelo tenente Sergei Lapin. O tribunal também estabeleceu que os policiais saíram com o estudante dentro de um carro no dia seguinte.
  
No entanto, enquanto Sergei Lapin cumpre pena de prisão de dez anos e meio, ninguém foi considerado culpado pelo desaparecimento forçado do estudante. Um comandante e um oficial de patente inferior, também identificados como envolvidos na tortura e no desaparecimento de Zelimkhan Murdalov, estão desde 2006 na lista de procurados pela justiça. Até agora não houve nenhum progresso no estabelecimento do paradeiro deles.
  
Diante destes fatos, rogo respeitosamente que as circunstâncias da prisão de Zelimkhan Murdalov em 2001 sejam esclarecidas e que a família do estudante seja mantida informada sobre o progresso das investigações. Por fim, peço ao seu governo tome as medidas necessárias para estabelecer o paradeiro dos dois policiais identificados como envolvidos na tortura e desaparecimento forçado de Zelimkhan Murdalov e traga-os à justiça o quanto antes.
  
Agradeço a atenção dispensada a este assunto urgente.

Atenciosamente,

   
[insira seu nome completo e país]


Cc: Embaixada da Federação da Rússia 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANCRO MOLE