ESCREVA PELOS DIREITOS HUMANOS NORMA CRUZ, GUATEMALA


E






Desde maio de 2009, Norma Cruz recebeu dezenas de ameaças por causa da assistência jurídica dada pela fundação, no caso de uma menina que foi estuprada. As ameaças falam de consequências fatais se ela não parar de trabalhar no caso. As ameaças foram enviadas por mensagem de texto e por telefone, tanto para seu celular como para o escritório da Fundação Sobreviventes.
                                     
Um homem foi acusado de fazer duas das ameaças de morte enviadas em 2009, mas já foi liberado sob fiança. O Ministério Público não relatou nenhum progresso nas investigações sobre as outras ameaças de morte contra Norma Cruz, seus familiares e membros da Fundação Sobreviventes. Embora as autoridades da Guatemala tenham dado proteção policial a Norma Cruz, sua família e seu escritório, as ameaças continuam e ninguém ainda foi levado à justiça.
  
Por favor, escreva pedindo ao Procurador-Geral e Chefe de Gabinete do Ministério Público para realizar uma investigação rápida, completa e imparcial sobre as ameaças de morte contra a defensora dos direitos humanos Norma Cruz, e garantir que os responsáveis sejam levados à justiça.
  
Envie os apelos para:
  
Procurador-Geral Adjunto e Chefe de Gabinete do Ministério Público:
Bel. María Encarnación Mejía de Contreras
Fiscal General de la República y Jefa del Ministerio Público
15ª Avenida 15-16, Zona 1, Barrio Gerona
Ciudad de Guatemala
Guatemala
Fax:               +502 2411 9124
Tratamento: Exma Procuradora-Geral / Estimada Sra. Fiscal General
  
Com cópia para:
  
Embaixada de Guatemala:
SE Sr. Carlos Jiménez Licona 
Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário
SHIS QI 3 conjunto 9 casa 7 – Lago Sul
CEP: 71.605-290 - Brasília / DF
Fax:               (61) 3248-6678
E-mails:        embaguate-brasil@minex.gob.gt /



   
EXEMPLO DE CARTA:

   
Exmo. Sr. Procurador Geral
  
Escrevo para expressar minha preocupação com a segurança da Norma Cruz, defensora dos direitos das mulheres e líder da Fundação Sobreviventes (Fundación Sobrevivientes), sediada na Cidade de Guatemala. Desde maio de 2009, Norma Cruz tem recebido dezenas de ameaças por causa da assistência jurídica prestada pela fundação no caso de uma menina que foi estuprada. As ameaças alertam para consequências fatais caso Norma Cruz não pare de trabalhar no caso.
  
Peço que  realize uma investigação rápida, completa e imparcial sobre as ameaças de morte contra a defensora dos direitos humanos Norma Cruz, e garanta que os responsáveis sejam levados à justiça.
  
Peço-lhe que garanta que todos os defensores dos direitos humanos, incluindo aqueles em campanha para acabar com a violência contra as mulheres, realizem seu trabalho sem medo de represálias. Por fim, exorto-o a providenciar uma investigação quanto aos ataques a defensores dos direitos humanos, com presteza e eficácia, contando com a orientação de defensores dos direitos humanos na Guatemala.

  
Agradeço sua atenção a este assunto urgente.

  
Atenciosamente,


   
[insira seu nome completo e país]
    
Cc: Embaixada da Guatemala


    

Também escreva uma mensagem de solidariedade para Norma Cruz
  
Por favor, envie um cartão postal, sem mensagens ou ilustrações religiosas nem comentários políticos. Apenas uma mensagem simples e solidária, como estas:

Em espanhol: "En solidaridad y con admiración por el trabajo que Usted y sus colegas están haciendo a favor de tantas niñas y mujeres."
 Em português:
“Em solidariedade e com admiração pelo trabalho que você e seus colegas estão fazendo em favor de tantas meninas e mulheres.”
  

ENVIE O CARTÃO POSTAL OU CARTA PARA:
Norma Cruz
Fundación Sobrevivientes
12 calle 11-63,
Zona 1, Guatemala city
GUATEMALA


Lembre-se: O objetivo da mensagem de solidariedade é demonstrar nosso apoio e respeito às vítimas de violações dos direitos humanos: as regras básicas para envio de apelos se aplicam também neste caso. Portanto, envie um texto curto, não mencione questões políticas ou de outra ordem, nem utilize cartões com temas religiosos: nem todos partilham as mesmas crenças e opiniões, e a prioridade é o bem-estar da vítima. 
  
                              
                                     
·         Rede de Ações Urgentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANCRO MOLE