segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Escreva pelas familias ciganas da Romênia

ESCREVA PELOS DIREITOS HUMANOS: FAMÍLIAS CIGANAS – ROMÊNIA






Em 2004, cerca de 100 ciganos foram despejados à força em Miercurea Ciuc. Com a garantia que seria por pouco tempo, a maioria foi reassentada em barracos e cabines de metal perto de uma estação de tratamento de esgoto. Seis anos depois, 75 pessoas continuam vivendo em condições desumanas.
                           
Mais de seis anos depois de terem sido expulsas de suas casas à força, aproximadamente de 75 ciganos vivem em condições insalubres em cabines de metal e barracos próximos a uma estação de tratamento de esgoto. Eles tinham recebido garantias de que a mudança seria temporária, mas as autoridades locais não lhes disseram nada sobre qualquer plano de realocá-los em residências adequadas.

Em 2004, cerca de 100 ciganos foram despejados das casas em que moravam, que eram de propriedade do município, na cidade de Miercurea Ciuc, Romênia central, onde viviam desde a década de 1970. As autoridades não vinham fazendo reparos na propriedade por muitos anos e disseram às famílias que elas seriam evacuadas para a sua própria segurança, e que o prédio seria demolido. A maioria das famílias foi reinstalada nos arredores da cidade, atrás de uma estação de tratamento de esgoto. Não foi feita nenhuma tentativa por parte das autoridades em discutir alternativas para a expulsão, ou locais alternativos para o reassentamento.

Agora vivendo nas periferias da cidade, as famílias estão excluídas socialmente e suas condições de vida são desumanas. O fedor de fezes humanas permeia o ar. As cabines de metal estão superlotadas e não fornecem proteção quanto ao calor ou à chuva. As instalações sanitárias são extremamente inadequadas, com apenas quatro banheiros para 75 pessoas e apenas uma torneira com água potável.

Por favor, escreva ao Prefeito de Miercurea Ciuc expressando preocupação quanto ao fato das autoridades locais expulsarem os ciganos de suas casas em 2004 sem cumprir as condições estabelecidas internacionalmente para evicção, e os transferirem para um lugar onde as condições de vida são desumanas. Peça para ele garantir que será feita uma consulta de fato às famílias ciganas para identificar um lugar para realocação e moradia alternativa que esteja conforme os requerimentos das leis e padrões internacionais e regionais de direitos humanos.







Envie apelos para:

Prefeito de Miercurea Ciuc:
Mayor Ráduly Róbert Kálmán
Vár tér 1. 530110, Miercurea Ciuc
Harghita county
Romênia
Fax:               +40 266 371 165
Email:            radulyrobert@szereda.ro   
Tratamento: Dear Mayor / Prezado Sr. Prefeito
  
Com cópia para:

Embaixada da Romênia:
SE Sr. Mihai Zamfir
Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário
SEN Avenida das Nações lote 6
CEP: 70.456-900 - Brasília / DF
Fax:                (61) 3226-6629
E-mail:           romenia@solar.com.br








   
EXEMPLO DE CARTA:

  
Prezado Sr Prefeito,
  
Escrevo para expressar minha profunda preocupação pelo fato de as autoridades locais de Csíkszereda, em 2004, terem despejaram cerca de 100 pessoas do povo rom, incluindo famílias com crianças pequenas, de suas casas na Rua Pictor Nagy, sem cumprir com as normas internacionais sobre despejos e transferindo-os para alojamentos desumanos.  Peço que forneça alojamento alternativo e adequado para todos as pessoas de etnia cigana que vivem agora na Rua Primaverii, independentemente da natureza do arrendamento, em local seguro e limpo.
  
Cerca de 75 dos ciganos expulsos estão agora vivendo em barracos e abrigos de metal ao lado de uma estação de tratamento de esgoto. As condições são insalubres e um cheiro horrível de dejetos humanos permeia o ar. O restante da comunidade expulsa da rua Pictor Nagy vive perto de um lixão, a dois quilômetros da cidade. 
  
Gostaria de respeitosamente lembrar que a moradia adequada é um direito humano, e peço que providencie sem demora acomodação alternativa e segura para as pessoas de etnia cigana na Rua Primaverii. Espero que este seja um primeiro passo para integrar todos os ciganos na comunidade.
  
Agradeço sua atenção a este assunto urgente.

Atenciosamente,

   
[Insira seu nome completo e país]


Cc: Embaixada da Romênia

  



 Escreva também um cartão de apoio
às famílias ciganas
  
Por favor, envie um cartão postal, sem mensagens ou ilustrações religiosas nem comentários políticos. Apenas uma mensagem simples e solidária, como estas:
  
Exemplo de mensagem:
"Kedves Tavasz utca lakói! Én egyike vagyok azon embereknek, akik abban segítek, hogy új és biztonságos otthont kapjanak. Remélem továbbra is kitartanak és hogy a hatóságok meghallgatják Önöket. Mi Önökkel vagyunk. Fogadják legjobb kívánságaimat"


Em inglês:
“Dear Residents of Primaverii Street, I am one of the people who have been supporting your fight for a new and safe home! I hope you remain strong and that the authorities listen to you. We are on your side. With best wishes to you and your family"

Em português:
"Prezados moradores da Rua Primaverii, Sou uma das pessoas que apóia sua luta por um lar novo e seguro. Espero que vocês permaneçam fortes e que as autoridades os ouçam. Estamos do seu lado. Com os melhores votos para você e sua família.”






ENVIE UM CARTÃO POSTAL OU CARTA PARA:

Ráduly Ferenc
str. Primaverii nr. 16.
530143 Miercurea Ciuc,
jud. Harghita,
ROMÊNIA

Lembre-se: O objetivo da mensagem de solidariedade é demonstrar nosso apoio e respeito às vítimas de violações dos direitos humanos: as regras básicas para envio de apelos se aplicam também neste caso. Portanto, envie um texto curto, não mencione questões políticas ou de outra ordem, nem utilize cartões com temas religiosos: nem todos partilham as mesmas crenças e opiniões, e a prioridade é o bem-estar da vítima.

   
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...