Aumenta o número de casos de Aids entre mulheres jovens


Aumenta o número de casos de Aids entre mulheres jovens


 
O papo é sério! Precisamos alertar todas as mulheres jovens quanto aos riscos das doenças sexualmente transmissíveis. O último estudo do Ministério da Saúde aponta o crescimento de casos de Aids em jovens de 13 a 19 anos. O resultado analisado entre 2000 e 2009, registrou que, 3.713 meninas (60% do total) apresentaram a doença, contra 2.448 meninos.

Vários fatores explicam a maior incidência das jovens infectadas pelo vírus HIV. Um dos principais motivos é a confiança no parceiro. As meninas iniciam a vida sexual e acabam dispensando os métodos de prevenção por acreditar no romantismo e fidelidade do namorado. É aí que elas ficam vulneráveis ao HIV. A falta de informação e orientação dos pais também são outros fatores que explicam esse aumento dos casos.

Prova disso, é o resultado da pesquisa em outras faixas etárias. Entre os jovens de 20 e 24 anos, apesar de quase nivelado, o resultado aponta mais homens do que mulheres. Há 13.083 mulheres e 13.252 homens com Aids. Já no grupo com 25 anos e mais, há uma clara inversão, 174.070 são mulheres e 280.557 são homens.

“O resultado da pesquisa é preocupante, por isso resolvemos dar um foco especial para alertar os jovens”, disse o Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, que trabalha no projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O programa promove ações e palestra sobre saúde, educação sexual e reprodutiva em mais de 50 mil escolas cadastras no país e, outras 190 mil já aderiram ao SPE.

Você pode obter mais informações no site: http://www.aids.gov.br
por Mulheres com Dilma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANCRO MOLE