Adiado julgamento da Chacina da Baixada
________________________________________
Adiado julgamento da Chacina da Baixada
No ultimo dia 29 de junho deveria ocorrer o julgamento dos últimos três acusados da Chacina da Baixada, que no dia 31 de março que vitimou 29 pessoas em Nova Iguaçu e Queimados. O novo julgamento foi remarcado para o dia 14 de setembro.
Os últimos acusados de participação na Chacina que restam a serem julgados, Júlio César Amaral de Paula, Marcos Siqueira Costa - que responderão por homicídio, encontram-se presos no Batalhão Especial Prisional (BEP). Ivonei de Souza, acusado por formação de quadrilha, encontra-se em liberdade aguardando o julgamento.
Segundo a Rede contra Violência, “os familiares das vítimas da chacina estão preocupados com o adiamento, já que isso dá tempo para os advogados dos policiais manobrarem, inclusive para conseguir a libertação dos réus, como já vem acontecendo em diversos outros casos de crimes cometidos por agentes do Estado no Rio de Janeiro”.
O Centro de Direitos Humanos Dom Adriano Hipólito, da Diocese de Nova Iguaçu, divulgou nota reafirmando importância do acompanhamento da sociedade no caso. Importância reafirmada por Adriano Dias - membro da ComCausa que acompanha o caso desde o episodio- no programa Comunicando ComCausa, da rádio Baixada Fluminense: “è notório que a impunidade é que leva a repetição das tragédias. Este crime foi, pela brutalidade, pela motivação torpe, não somente um atentado as vidas das vitimas e de seus familiares, foi um atentado contra toda a sociedade, contra o Estado de Direito”.
O adiamento foi pedido por um dos advogados dos réus, sob alegação de que outro advogado está com problemas de saúde. O julgamento foi remarcado para o dia 14 de setembro.
Saiba mais sobre a chacina da Baixada, sobre o Reage Baixada e as manifestações de dois, três e quatro anos do episódio.
- Igor Fernandez
Veja mais em www.comcausa.org.br/chacinadabaixada ou www.comcausa.org.br/casosacompanhados
| Opine sobre este assunto.
Comentários
Postar um comentário