sábado, 23 de abril de 2011

Cuidado com prepúcio garante saúde do pênis


Cuidado com prepúcio garante saúde do pênis



A glande ou “cabeça” do pênis é recoberta pelo prepúcio, uma dobra de pele (prega cutânea) e membrana mucosa de duas camadas retráctil. Essa pele, que varia de tamanho e diâmetro, serve de proteção para o pênis. Quando puxamos essa pele e ela não é elástica suficiente para descobrir totalmente a glande, se forma então a chamada fimose. Já quando o diâmetro do prepúcio não é suficiente para descobrir a glande ocorre um estrangulamento que é chamado de parafimose.


FIMOSE
Ereção e orgasmo são afetados
Os portadores de fimose podem sentir desconforto, lacerações, inchaços e sangramentos do prepúcio ou do freio do pênis. Como consequência, pode surgir um temor de que o desconforto se repita nas próximas relações, o que pode levar, em consequência, a distúrbios da excitação, ereção e orgasmo.


LUBRIFICAÇÃO
Secreção glandular forma o esmegma
A borda da glande é chamada de coroa, existem glândulas que secretam substâncias lubrificantes, mesmo  fora da relação sexual. Se houver a fimose e o homem não fizer uma higiene adequada no local se acumula uma substância chamada de esmegma, que pode se contaminar causando infecções.


PREVENÇÃO
Higiene adequada evita o problema
Para se evitar o acúmulo do esmegma no prepúcio a pele deve ser puxada para trás e a região lavada adequadamente. Recomenda-se que a limpeza seja constante a cada banho. A mãe também deve puxar, com cuidado, a pele do prepúcio do recém-nascido para lacear a pele evitando a formação da fimose.


SINTOMAS
Irritação e coceira indicam infecções
Muitas infecções podem se instalar no pênis, seja na glande ou sob a pele do prepúcio. A mais comum é a causada por fungos (moníliase ou candidíase) que causa irritação local e coceira, que pode ser adquirida em relação sexual. Outras infecções podem aparecer levando a quadros infecciosos mais graves.


POSTECTOMIA
Retirada cirúrgica retira sobra de pele 
A correção da fimose é feita através da cirurgia chamada de postectomia. O procedimento retira um anel de pele da região mais estreita do prepúcio e as bordas são suturadas recompondo a pele do pênis. É uma cirurgia simples, mas exige cuidado no pós-operatório para evitar o inchaço e infecções.

CIRCUNCISÃO
Tradição religiosa ainda é mantida
Algumas religiões têm como costume realizar a remoção do prepúcio no bebê ainda recém-nascido, chamada de circuncisão. Atualmente já é realizada em clínicas com condições de higiene e assepsia, mas na religião judaica ainda é feita pelo rabino em um ritual religioso alguns dias após o nascimento da criança.

Sexo sem mistério

Nenhum comentário:

Postar um comentário